Afinal, o que é um beta perpétuo?
Fiz alguma pesquisa na internet e achei alguma definições para esse termo!Um deles é o site da Wikiversity: http://pt.wikiversity.org que diz:
O Beta Perpétuo
Na informática a expressão beta designa algo que ainda esta em fase de testes,
seguindo esse principio a web 2 é um beta que nunca terá fim já que sempre haverá mudanças feita para atender mais os usuários e com isso aumentar seu numero, mas essas mudanças não agradará a todos e novas mudanças então serão feitas gerando assim um ciclo sem fim de mudanças.
Outro site que trata do assunto menciona essa citação e explica muito bem quando compara os pacotes de softwares licenciados e o http://www.brauliocaleb.com/perpetualbeta.html:
“Tudo está em constante melhoramento. Como o serviço corre centralmente e está permanentemente em curso na própria plataforma Web e não na máquina-cliente do utilizador, a gestão, melhoramento e evolução da aplicação registra tempos de intervenção muito curtos e próximos entre si. A monitorização constante sobre a aplicação, por parte da empresa que desenvolveu a solução informática, permite o seu melhoramento continuado com base nas respostas dos utilizadores à qualidade e desempenho do serviço, permitindo incorporar essas reações para a melhoria sucessiva do produto, sugerindo que ele nunca atinja o estado acabado, mas sempre aperfeiçoável, daí a expressão do “beta perpétuo”. O inverso ocorre com os pacotes de software proprietário e licenciado, como o sistema operativo Windows e o pacote Office, ambos da Microsoft, por exemplo, com renovação periodicamente mais espaçada e através de campanhas de lançamento público no mercado à escala mundial.” (como visto em educarede.org.br)
Leia mais sobre o assunto na página da Wikiversidade http://pt.wikiversity.org/wiki/Web_2.0#O_Beta_Perp.C3.A9tuo
e no site: http://www.brauliocaleb.com/perpetualbeta.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário