quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Curso a distância da USP – 40% eliminados

Desistências podem ter sido geradas pela alta exigência do curso, dificuldade dos usuários em utilizar as ferramentas e pela grande quantidade de aulas presenciais.
Quase 40% dos alunos que estavam matriculados no curso de graduação online da Universidade de São Paulo (USP) foram eliminados do programa devido ao grande número de faltas. A modalidade, que começou em outubro de 2010, possui atualmente 360 vagas.
A USP acredita que as desistências foram geradas por diversos fatores, entre elas a alta exigência do curso, a dificuldade dos usuários em utilizar as ferramentas online e a grande quantidade de aulas presenciais.
Segundo os dados divulgados pela USP, cerca de 10% dos alunos não chegaram a atingir o mínimo de 70% de presença para serem aprovados, enquanto 30% dos alunos dos cursos semipresenciais da área de ciências não tiveram praticamente nenhum contato com o conteúdo das matérias.
O número de desistências nos cursos a distância da USP está acima da média da Associação Brasileira de Educação a Distância, que alcançou a taxa de 14% durante o último censo, realizado em 2009.
Leia mais: Blog Educacao à Distância

Um comentário:

Prof.Cristiane.Silva disse...

Para ser um aluno de Ensino a Distância, deve-se ter uma autodisciplina muito grande, e com a correria do dia-a-dia isso torna-se difícil. A maioria vai deixando pra acessar as aulas depois e acaba não acessando e não fazendo as atividades. O que deve ser feito é estabelecer prioridade e marcar dias e horários para se dedicar aos estudos.